quinta-feira, 12 de maio de 2011

Quanto mais gordo mais facil de emagrecer

Muitas pessoas que precisam emagrecer relutam em dar o primeiro passo porque acham que o desafio de diminuir o peso será invencível. Sem desmerecer os esforços de ninguém, muito ao contrário, pretendemos mostrar nas linhas abaixo que inversamente proporcional à importância de dar o primeiro passo é a dificuldade de se perderem os primeiros quilos, quando se está muito acima do peso ideal.
Há vários fatores que implicam a maior perda de peso nas semanas iniciais de uma dieta, para quem está muito gordo, entre os quais podemos destacar o acúmulo de líquidos no corpo (que fica agravado quanto maior for o consumo de sal e de sódio, presente em muitos alimentos industrializados, principalmente refrigerantes e embutidos) e o metabolismo basal, que é, de maneira simplificada, a energia de que necessita o corpo apenas para cumprir seu trabalho de sobrevivência, ou seja, manter os sistemas circulatório, respiratório e digestório funcionando, oxigenar o cérebro, piscar, crescer cabelos e unhas, e qualquer coisa mais que o corpo faça de maneira autônoma.
Quanto maior a massa corporal (peso) de um indivíduo, maior será a quantidade de calorias necessárias apenas para manter “a máquina ligada”. O metabolismo basal muda conforme o tempo. Ou seja: à medida que vamos envelhecendo naturalmente tendemos a necessitar de menos calorias para que nosso corpo funcione adequadamente.
Dietas, via de regra, implicam menor quantidade de alimento ingerido, e a substituição de alimentos altamente calóricos por outros menos energéticos (e menos engordantes). Isso por si só já implica que o indivíduo acabe ingerindo menos calorias do que as necessárias para seu metabolismo basal, e daí advém emagrecimento.

Nenhum comentário: